quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Coragem?

Há uns tempos, deparando-se com a minha surdez e com a novidade de ser mãe, alguém me disse que eu era uma mulher de coragem.
Aquele comentário, ao invés de me deixar cheia de orgulho, deixou-me um pouco revoltada. Porque por uns instantes pensei que ser mãe era algo que me estaria condicionado devido à minha incapacidade.

Sim, preocupa-me a falta de controlo.
Sim, preocupa-me não poder ouvir choros a meio da noite.
Sim, preocupa-me não saber músicas de embalar para lhe cantar.
Sim, preocupa-me que me possa escapar a primeira palavra que ela disser.

E obviamente que me preocupa a “comunicação” que terei com ela, principalmente enquanto for demasiado pequenina para entender que a mãe não é como as outras pessoas...

No entanto, e apesar das preocupações que até são legítimas, não tenho receio porque sei que as crianças têm uma capacidade de se adaptar ao meio que as envolve, que faz tudo parecer tão simples...

Mulher de coragem, eu? Não me parece...
Apenas crente.

11 comentários:

Anonymous disse...

Vejo o teu blog com regularidade.. e apenas comentei uma xx..
penso que o coragem, nao é nao sermos capazes, mas sim no sentido de termos mt mais barreiras a ultrapassar em relação aos outros.. provavelmente estaras mais desperta p que nunca te escape nada etc...
ainda sou jovem, mas o teu problema tb veio bater a minha porta... e penso mt se um dia hei de ser mae ou nao.... bjinhos e as maiores felicidades para ti e a tua pequenina ;) elsa

Dida Prazeres disse...

Z...uma mãe é sempre uma mulher de coragem!!! SEMPRE!!!
Não te preocupes...sossega...aprende tambem com ela...a simplificar as coisas!! ;)

Beijo grande!!!

susie disse...

Assino por baixo no comnetário da Dida.
beijinhos e bom fim de semana

http://susel.blogs.sapo.pt

sonia disse...

Miga, porque não és serias uma mulher corajosa???Es corajosa sim, independentemente da tua surdez!!Até acho que vais estar a muito mais coisas que as pessoas "normais"!Quanto à comunicação, tu falas muito bem, por que raio ela não haveria de te entender??

Quanto às musicas...olha eu nao conheceço musica nenhuma de embalar.Inventa-se!
beijinhos

piggy disse...

Nunca, mas nunca mais repitas que és incapacitada!
Tomara o resto do mundo possuir metade das tuas capacidades como Pessoa, Mulher e agora como Mãe.

Com a Ritinha, fica tranquila que tudo virá, naturalmente.

Beijoooooo

Z disse...

elsa, eu apenas acho que o meu (nosso) problema, jamais pode ser impedimento para fazer seja o que for, quanto mais ser mãe :)
beijinhos e obrigada por me leres

Z disse...

dida e susie
há muitos "ses" a pairar, mas eu sei que, acima de tudo, não se pode complicar! :)

beijinhos

Z disse...

sonia, a questão é mais eu entendê-la a ela, e não ela a mim... :D

eu também lá vou inventando uma ou outra coisa. e até ver ela ainda não se queixou da minha fraca prestação musical :D

beijinho

Z disse...

madrinha, adoro tu!

beijinhos

ALZIRA disse...

Só ha uma maneira de comunicar com os filhos... chama se amor... o resto são complementos que nem todos sabem utilizar

Sónia disse...

Coragem sim, Z
A maternidade é sempre um acto de coragem!
Quanto ao resto, não te preocupes... Voçês as duas vão ter sempre a melhor forma de comunicar: o amor entre mãe e filha

Beijos grandes minha querida