segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Melodias

Esta manhã, durante a viagem que faço diariamente para o trabalho, liguei a rádio.
Tendo em conta que vivi dois terços da minha vida em silêncio, sei que nos tempos actuais os programas de rádio estão bastante evoluídos. Uma das vozes que ainda pairam na minha memória, era de um locutor que dizia “Tooodooos no tooooopeeeeeee”. Recordam-se? :D

Falando desses programas, tenho pena de não conseguir acompanhar, e a verdade é que ignoro todo e qualquer conceito de humor radiofónico. A título disso, afirmo mesmo que gostava imenso de ouvir o programa do Nuno Markl, com o seu humor corrosivo, mas é algo que (ainda) está muito além das minhas possibilidades ouvintes.

Uma coisa que me irrita profundamente é quando o locutor ainda está a falar, e já tem música a tocar por trás, ao mesmo tempo, facto este que acontece também na Tv e no Cinema. É que é lixado tentar captar a informação que realmente interessa no meio de tanto “ruído”.
O mesmo se aplica a simples conversas (entre mim e um ou mais intervenientes) que ocorram em ambientes ruidosos.
E-S-Q-U-E-Ç-A-M!
Nessas alturas, o que me vale é a minha (bendita) capacidade para a leitura labial!

Para conseguir usufruir da minha audição, tem de ser uma coisa de cada vez.
Uma voz nítida num ambiente calmo.
Uma música rompendo o silêncio, permitindo-me desfrutar de cada nota, de cada acorde de cada instrumento até conseguir chegar ao âmago da música. Por isso tenho tendência a elevar o som da aparelhagem/rádio/tv, quando alguma me prende a atenção.
Não é por a ouvir mal (porque não ouço, dado que actualmente ouço mais até do que uma pessoa ouvinte), mas por necessitar que ela se sobreponha a qualquer ruído envolvente.

Nesta jornada, tenho descoberto algumas melodias que me são significativas.

Mas de uma coisa tenho a certeza…

Para mim a melhor música continua a ser aquela criada por uma imagem de papoilas ondulantes que pintalgam de vermelho um enorme campo verdejante.
Porque sem qualquer tipo de som, consigo VER toda a melodia lá presente, quanto mais não seja pela vontade terrível de querer correr por entre elas.

13 comentários:

framboesa disse...

hummm...também gosto de papoilas...talvez por ser daquelas flores que não sobrevivem sem ser no meio onde nascem e com o pé bem agarradinho ao chão!!além da cor e da beleza da flor...
bjs

Z disse...

adoro papoilas. quando era pequenita obrigava o meu pai a parar o carro para poder ir a correr para o meio delas. apanhava uma ou outra, mas rapidamente ficava desiludida com a efemeridade da sua beleza. foi aí que aprendi a gostar das flores no sítio onde elas devem estar: na terra

@Memorex disse...

Olá Z,

Como sempre um magnifico texto, o som do vento faz dançar as plantas floridas e as papoilas com o seu vermelho intenso fazia-me sorrir, correr pelo riacho no entardecer do dia, de bicicleta.

Certo dia tentei falar com a minha mãe ao telemovel, foi dificil quando existe muitos ruídos á minha volta, atrofia bastante! Ou melhor, irritante.

Nunca mais recebi comentário teu no meu blog, talvez por indisponibilidade e tenhas muito que fazer na tua vida diária.

Um beijo melodioso.
M

Z disse...

olá M!
costumo visitar-te, mas confesso que nem sempre comento
mas já o fiz no teu último post ;)

beijinhos

bigita disse...

Uma menina no meio dum quadro de Monet! :)

beijinhos grandes

da bigita

Rafael disse...

Então vais adorar ir à Holanda, não pelas papoilas mas pelos campos de tulipas. É poesia pura, onde a audição perde o sentido.

Um beijo.

Z disse...

rafael, hei-de ir, um dia. as tulipas até são a minha flor preferida :)

mas para mim, em qualquer paisagem a audição perde sentido, porque os estímulos visuais se sobrepõem a tudo o resto. daí adorar ser paisagista.

beijinhos

Rafeiro Perfumado disse...

Já cá tinha dado um salto antes e não comentei na altura porque o teor dos meus comentários não costuma ser compatível com a beleza do teu texto.

Um grande RAUF para ti!

Z disse...

rafeiro perfumado, é uma honra vê-lo no meu humilde tasco. e, na minha opinião, o teor dos teus comentários é perfeitamente compatível com todos os tipos de texto... acho mesmo que o sentido de humor é imprescindível para aguentar muitas chatices no dia a dia, não é verdade?

beijinhos

Rafeiro Perfumado disse...

Sendo assim, aproveito para dizer que se me volta a tratar por você, terei de a espancar...

Z disse...

tanta violência! :D
"você" acabou de ser erradicado do meu vocabulário.
e atenção, que esta frase não tem duplo sentido!
lol

Patrícia disse...

Muito bom ler-te neste registo tão pessoal. :)

Z disse...

patrícia, que bela surpresa ;)

beijinhos